Regiões Produtoras – Áustria

Scroll down to content

A viticultura na Áustria é muito semelhante a da Alemanha, principalmente devido à cultura compartilhada e clima semelhante naquela parte da Europa Central.

A casta branca dominante Grüner Veltliner, que produz vinhos com excelente acidez, sabor, especiarias e micro minerais, e uma certa capacidade de evolução dependendo do solo em que são cultivados.

Com cerca de 20.000 produtores, a maioria pequenos, que vendem seus produtos localmente. Mais de metade possui em média 5 hectares de vinha, uma constante no país, mas consegue exportar vinho e manter a sua individualidade.

A maioria dos vinhos produzidos na Áustria são de alta qualidade (Qualitätswein, equivalente a DOC), alguns dos quais estão classificados entre os melhores do mundo.

Com sua região de cultivo em clima fresco, famosa por vinhos de Gruner Veltliner, conhecida pelos brancos minerais e tintos picantes, suas principais regiões produtoras são:

  • Niederosterreich
  • Burgenland
  • Steiermark
  • Wien

Com seus melhores vinhos caminhando por suas uvas:

  • Gruner Veltliner – seu exemplar de maior sucesso, variando desde leve picante e cítrico ate intensos rótulos do tipo Reserva, geralmente com passagem em carvalho, que apresentam mais aromas de frutas tropicais,
  • Zweigelt – tinto leve com intenso aroma de cereja e um toque herbáceo com leve amargor ao fim e nos roses levemente frutados,
  • Blauer Portugieser – tinto simples de corpo leve que apresenta aroma de frutas vermelhas e ervas resinosas com taninos leves e baixa acidez,
  • Blaufrankisch – tinto de médio corpo, picante, com aromas de frutas vermelhas silvestres e taninos secos e
  • Pinot Blanc – conhecido como Weissburgunder, de aromas florais, minerais e de ervas secas.

Ahh.. aproveite e faça uma visita a minha Loja Wine, consulte ótimas opções e preços de produtos incríveis, e também se preferir me contate para harmonizar seu evento com os vinhos de acordo com o seu publico e preferencias, clicando aqui, combinado?

Bem por hoje ficamos por aqui, semana que vem tem mais, informação para enriquecer seu caminho nessa deliciosa jornada, falaremos sobre as regiões produtoras de vinhos, vamos falar sobre o Chile.

Mas lembre-se, sempre considere as regras, mas elas têm que atender essencialmente ao seu “gosto”, então não vire o chato do manual ao consumir ou participar de uma degustação, pode ser que o meu “melhor” vinho não agrade o seu paladar e isso não e crime, seja simpático e não critico, é comum acontecer que os gostos não combinem ok? Não precisa brigar por conta de nisso, alegria, felicidade e acima de tudo muita paz!

Santé!!!

O Guia Essencial do Vinho, Madeline Puckette e Justin Hammack, Editora Intrínseca

Associação Brasileira de Enologia – https://www.enologia.org.br/

Academia do Vinho – https://www.academiadovinho.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: