Regiões Produtoras – França – Bordeaux

Scroll down to content

Não é apenas a qualidade dos vinhos de Bordeaux que atrai os aficionados, os números também impressionam e ilustram por que a região abriga as maiores vinícolas.


Nem mesmo a famosa Borgonha tem vinhedos tão vastos, por exemplo, o departamento de Gironde (administração), onde está localizada a região de Bordeaux, tem 10.000 quilômetros quadrados de extensão e 110.000 hectares de uvas são cultivados em Bordeaux!


Essa expansão é responsável pela produção de cerca de 6.500.000 hectolitros por ano!
A variedade de uvas e o número de colheitas deve-se aos solos geralmente planos e aos tipos de solo que favorecem a drenagem, desta casta, mais de 80% são utilizados na produção de vinhos tintos, com destaque para o Cabernet Sauvignon e o Merlot.


A presença de rios importantes como o Garonne e o Dordogne proporciona um bom abastecimento de água às margens e favorece o desenvolvimento das vinhas.


Para fechar as perfeitas condições, a área está localizada no paralelo -45°, considerada uma excelente latitude para a produção de vinho, desta forma, a situação não é diferente: uma abundância de uvas de alta qualidade pode satisfazer as necessidades dos apreciadores de todo o mundo.


As uvas Merlot e Cabernete Sauvignon, nativas da região são usadas na composição do Bordeaux Blend, onde os tintos consomem quase 90% dessa produção.

Seus tintos são classificados dentro de uma área de mais de 120.000 hectares com as seguintes nomenclaturas e faixas de preço:

  • Gran Cru Classe – $$$$$+
  • Cru Artesão e Cru Bourgeois – $$$
  • Denominações Sub-Regionais e Municipais – $$
  • Bordeaux Superieur – $$
  • Bordeaux Generico – $

Seus melhores vinhos “caminham” entre os seguintes locais:

  • Bordeaux – Margem Esquerda – no lado oeste do Rio Garonne predominam os vinhos a base de Cabernet Sauvgnion, com uma densa estrutura de taninos e apresentam aromas de cassis, grafite de lápis, violeta, tabaco, cacau e alcaçuz, muitos chegando aos 20 anos,
  • Bordeaux – Margem Direita – no lado leste do rio Garonne predominam vinhos a base de Merlot e Cabernet Franc, com taninos refinados e sedosos, apresentando aromas de couro, morango, figo, ameixa, baunilha, amêndoas grelhadas e fumaça, muitos chegando até 30 anos,
  • Cotês de Bordeaux – as côtes, áreas próximas de rios, encostas, são base de blends de Merlot, combinam aromas de frutas vermelhas frescas, pimentão verde e ervas com taninos intensos e adstringentes, podendo chegar aos 10 anos,
  • Bordeaux Blanc – blend composto de Sémillon e Sauvignon Blanc, com aromas cítricos, de camomila, toranja e cera de abelha, com Blanc mais encorpados e também mais leves,
  • Rosé e Clairet – secos e encorpados, intensamente coloridos, com aromas de groselha, morango silvestre, peônia, rosa-mosqueta, entre os séculos XVIII e XIX foi o estilo original de Bordeaux e
  • Sauternes – grupo de regiões de vinhos de sobremesa encontrado ao longo do rio Garonne, produz vinhos viscosos, com aromas de mel, cera e pêssego, baseados na uva Sémillon.

Aahhh… aproveite e faça uma visita a minha Loja Wine, consulte ótimas opções e preços de produtos incríveis, e também se preferir me contate para harmonizar seu evento com os vinhos de acordo com o seu publico e preferencias, clicando aqui, combinado?

Bem por hoje ficamos por aqui, semana que vem tem mais, informação para enriquecer seu caminho nessa deliciosa jornada, falaremos sobre as regiões produtoras de vinhos, vamos falar sobre a França – Borgonha.

Mas lembre-se, sempre considere as regras, mas elas têm que atender essencialmente ao seu “gosto”, então não vire o chato do manual ao consumir ou participar de uma degustação, pode ser que o meu “melhor” vinho não agrade o seu paladar e isso não e crime, seja simpático e não critico, é comum acontecer que os gostos não combinem ok? Não precisa brigar por conta de nisso, alegria, felicidade e acima de tudo muita paz!

Santé!!!

O Guia Essencial do Vinho, Madeline Puckette e Justin Hammack, Editora Intrínseca

Associação Brasileira de Enologia – https://www.enologia.org.br/

Enologuia – https://enologuia.com.br/

One Reply to “Regiões Produtoras – França – Bordeaux”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: