Regiões Produtoras – França – Vale Rhône

Scroll down to content

Mais conhecido pelos blends tintos frutados e notas de couro produzidos no sul e pelos saborosos e herbáceos Syrah produzidos no norte com a produção de mais de setenta mil hectares entre diversas classificações e produtos.
A maioria dos vinhos produzidos no Vale do Rhône, que abrange as regiões norte e sul, mas quase todos os vinhos desta classificação vêm da região sul.
Isso porque a maioria dos vinhedos do norte estão em locais de prestígio que podem ser chamados de Crus (níveis de produção com regras mais rígidas).
Os rótulos Côtes du Rhône estão disponíveis em tinto, branco ou rose; também podem ser de uma variedade de uva ou vários cortes de uvas.
Dentro do Vale do Rhône temos algumas aldeias que são sub-regiões menores.
Para poder colocar o nome da aldeia no rótulo, 100% das uvas devem ser provenientes dessa parcela específica.
Atualmente, apenas 20 aldeias podem colocar seus nomes nos rótulos.
Além disso, regras de produção mais rígidas e vinhas de menor rendimento devem ser seguidas.
As aldeias também tem vinhos tinto, branco ou rosé; no entanto, por lei, ele deve ser resultado de uma mistura de pelo menos duas uvas, sendo a Grenache a uva tinta predominante.
As características de vinhos com valor acessível variam ano a ano, encontrando menor variação e maior capacidade de envelhecimento entre os produtores de melhor qualidade, sobretudo no norte do Rhône e nos Crus.
Os melhores do Vale do Rhône estão em:

  • Côtes du Rhône Tinto – alguns dos mais aclamados tintos do sul tem maior proporção de Grenache nos blends, mesmo sendo encorpados, raramente amadurecem em carvalho, com aromas desde framboesas cristalizadas a couro e gordura de bacon,
  • Rhône Rose e Tavel Rosé – irrompem aromas de morangos silvestres e groselha, com uma coloração profunda e segunda as lendas, os favoritos de Ernest Hemingway,
  • Côtes du Rhône Branco – a Marsanne e a Vioggner são as principais uvas do Rhône branco, cítricos com aromas de maçã, cera de abelha e minerais com notas de granito, produzindo vinhos mais encorpados, com notas de amêndoas, pêssego branco e flor de laranjeira,
  • Châteuneuf-du-Pape – um dos blends mais encorpados e dignos de guarda do Sul do Rhône, produzido nada menos que 13 uvas, com variedades dominantes são Grenache, Syrah, Mourvesdre e Cinsault,
  • Norte do Rhône – oferece vinhos ricos e densos que normalmente tem traço aromático de carne, juntamente com intensas notas de cassis, alcaçuz, ameixa e azeitona, podendo envelhecer ate por 20 anos e
  • Muscatr Beaumes-de-Venise – faz parte da linha do que os franceses chamam de Vin doux naturel (vinho doce natural) vinho de sobremesa, fortificado, rico em aromas de orquídea, laranja cristalizada, mel e frutas tropicais.

Aahhh… aproveite e faça uma visita a minha Loja Wine, consulte ótimas opções e preços de produtos incríveis, e também se preferir me contate para harmonizar seu evento com os vinhos de acordo com o seu publico e preferencias, clicando aqui, combinado?

Bem por hoje ficamos por aqui, semana que vem tem mais, informação para enriquecer seu caminho nessa deliciosa jornada, falaremos sobre as regiões produtoras de vinhos, vamos falar sobre a Itália.

Mas lembre-se, sempre considere as regras, mas elas têm que atender essencialmente ao seu “gosto”, então não vire o chato do manual ao consumir ou participar de uma degustação, pode ser que o meu “melhor” vinho não agrade o seu paladar e isso não e crime, seja simpático e não critico, é comum acontecer que os gostos não combinem ok? Não precisa brigar por conta de nisso, alegria, felicidade e acima de tudo muita paz!

Santé!!!

O Guia Essencial do Vinho, Madeline Putter e Justin Hammack, Editora Intrínseca

Associação Brasileira de Enologia – https://www.enologia.org.br/

Evino – https://www.evino.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: