Regiões Produtoras – Itália

Scroll down to content

Olhando para trás na história, perto do início da produção de vinho, os fenícios introduziram a prática aos gregos, que aperfeiçoaram o processo e começaram a difundi-lo através do comércio.

À medida que as cidades-estados gregas começaram a se desenvolver e colonizar outras terras ao redor do Mediterrâneo, a cultura do vinho se espalhou com seus exércitos.

Depois de conquistar uma colônia, os gregos colonizariam a área e plantariam vinhedos.

A Sicília e o sul da Itália formaram algumas das primeiras colônias: os colonos gregos chamaram a terra de Enoteria, que significa “terra do vinho”.

Foi assim que o vinho subiu nas botas e chegou a Roma.

Os romanos viam a vinificação como sua e até tinham seu próprio deus do vinho, Baco.

Eles tomaram os gregos como base, e depois formalizaram o método de cultivo até o ponto em que o terroir italiano começou a ser reconhecido e a ter safras famosas.

À medida que Roma crescia e o império e seus exércitos se expandiam na Europa, os romanos se tornaram os evangelistas da viticultura, introduzindo uvas na França, Alemanha, Portugal e Espanha.

A Itália é um dos poucos países com uma rica variedade de estilos de vinho incomparáveis, com um terroir único e diversas uvas nativas, com vinhos concentrados e rústicos, com sua área dividida em três climas diferentes:
* Norte – tem maior acidez, aromas de frutas frescas e ervas, com produção regional de Prosecco, Moscato Dásti, Pinot Grigio, Soave, Barbera, Valpolicella e Barolo,
* Central – tem maior acidez, aromas de fruta madura, couro e barro, com produção de Lambrusco, Vermentino, Chianti, Supertoscano, Montepulciano e Vin Santo e
* Sul e Ilhas – tem acidez média, aromas doces de fruta e couro, com produção regional de Vermentino, Cannonau, Primitivo, Negroamaro, Nero Dávola e Marsala.

Aahhh… aproveite e faça uma visita a minha Loja Wine, consulte ótimas opções e preços de produtos incríveis, e também se preferir me contate para harmonizar seu evento com os vinhos de acordo com o seu publico e preferencias, clicando aqui, combinado?

Bem por hoje ficamos por aqui, semana que vem tem mais, informação para enriquecer seu caminho nessa deliciosa jornada, falaremos sobre as regiões produtoras de vinhos, vamos falar sobre a Itália – Toscana.

Mas lembre-se, sempre considere as regras, mas elas têm que atender essencialmente ao seu “gosto”, então não vire o chato do manual ao consumir ou participar de uma degustação, pode ser que o meu “melhor” vinho não agrade o seu paladar e isso não e crime, seja simpático e não critico, é comum acontecer que os gostos não combinem ok? Não precisa brigar por conta de nisso, alegria, felicidade e acima de tudo muita paz!

Santé!!!

O Guia Essencial do Vinho, Madeline Putter e Justin Hammack, Editora Intrínseca

Associação Brasileira de Enologia – https://www.enologia.org.br

Evino – https://www.evino.com.br/

2 Replies to “Regiões Produtoras – Itália”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: